Shadow

Trovo Live: 5 perguntas sobre o serviço de streaming rival da Twitch

A nova plataforma de stream foi criada pela Tencent, a gigante da indústria dos games

Trovo Live foi lançada em 2021 como uma nova plataforma de streaming disponível no mercado brasileiro. Criado pela Tencent, gigante do mundo dos jogos, o serviço pode ser acessado por navegadores e tem download para celular Android e iPhone (iOS). Suas funcionalidades seguem os moldes de nomes do segmento como Twitch TV e Nimo TV. A seguir, você conhece mais sobre a plataforma, incluindo como fazer lives na Trovo e quais são os principais jogos transmitidos pelos streamers.

A Trovo estava disponível desde o segundo semestre de 2020, porém em formato beta. Por isso, o acesso era limitado e, na ocasião, muitos recursos básicos ainda estavam sendo adicionados, como sistema de host, raid e chat apenas para seguidores/inscritos. Em dezembro, entre os dias 8 e 12, a plataforma deixou a fase beta, liberando o acesso para todos os usuários — incluindo o Brasil — com a realização do evento Smashing Beta.

Pela web, as transmissões estão disponíveis para PCs WindowsmacOS e Linux. Para isso, o usuário deve criar a sua conta Trovo, fazer o login, acessar o Creator Studio e configurar o seu canal. Feito isso, o passo seguinte é baixar e instalar uma ferramenta de transmissão como OBS StudioStreamlabs, entre outras. Usuários Windows ainda podem transmitir pelo OBS.Live e o Xsplit Gamecaster. Outras opções web para fazer lives na Trovo incluem os sites One Stream e Multistream.

A Trovo também permite fazer lives por meio de dispositivos móveis. Neste caso, os usuários Android e iOS têm duas opções: baixar o app oficial da Trovo na sua respectiva loja de aplicativos, instalar e fazer as configurações. Antes disso, também é necessário criar a conta e configurar o Creator Studio, que está disponível apenas na versão web. O usuário também pode transmitir usando um app disponível para o seu dispositivo, como Streamlabs.

O Trovo 500 foi liberado no Brasil desde maio de 2021. Para participar do programa de parceria, os streamers são convidados com base no seu desempenho na plataforma. Entre os aspectos considerados estão o tempo total em que as lives foram assistidas pelos espectadores. Ao entrar no programa, o streamer é colocado em uma categoria: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante e Mestre.

Em seguida, será necessário cumprir uma meta mensal de desempenho com base na categoria onde o seu canal foi colocado. Cumprindo os números exigidos, o streamer irá receber uma premiação em gemas. Essa é a moeda da Trovo, semelhante aos bits da Twitch, que pode ser trocada por dinheiro real na plataforma.

É uma boa opção de monetização?

Para ajudar a mensurar os ganhos e decidir se é uma boa opção de monetização, a Trovo criou a ferramenta Trovo Reward Calculator. Para ter informações completas, é necessário inserir os seguintes dados:

  • Quantos dias transmite por mês (Stream days per month);
  • Horas transmitidas por mês (Stream hours per month);
  • Média de espectadores simultâneos (Average concurrent viewers);
  • Horas assistidas por mês (Hours watched per month).

Em seguida, o streamer deve selecionar no topo da tela entre as opções Trovo ou Other Platform. Caso selecione a segunda opção e clique em Start Calculation, uma janela pop-up abrirá mostrando o ganho em outra plataforma com base nas informações inseridas. Se fechar a janela e clicar em Trovo, e depois em Start Calculation, uma nova tela mostrará qual seria o seu ganho na plataforma considerando as mesmas informações.

Quais são os principais jogos transmitidos?

Free Fire, o Battle Royale da Garena que é sucesso no Brasil, está entre os principais jogos da Trovo — Foto: Divulgação/Garena

A exemplo das rivais Twitch e NimoTV, a Trovo tem categorias para jogos competitivos feito League of Legends (LOL), DotA 2, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Fortnite. Os jogos mobile também estão presentes com nomes como Free FirePUBG MobileFIFA Mobile e Apex Legends Mobile, que atualmente está disponível em fase de testes.

Existem ainda categorias voltadas para jogos casuais como RobloxGTA 5 e Stumble Guys, e sucessos do momento como Lost Ark e Elden Ring. Por fim, a plataforma conta com categoria de lives IRL e as famosas lives de Só na conversa, que na Trovo é chamada de ChiChat.

FONTE: https://www.techtudo.com.br/listas/2022/03/trovo-live-5-perguntas-sobre-o-servico-de-streaming-rival-da-twitch-esports.ghtml