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Tomar o primeiro café do dia às 9h30 da manhã maximiza os benefícios da bebida; entenda

Ingerir cafeína muito cedo aumenta ainda mais os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, o que aumenta o risco de nervosismo

Ingerir cafeína muito cedo aumenta ainda mais os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, o que aumenta o risco de nervosismo

Estudos mostram que os níveis de cortisol, os hormônios do estresse, são mais altos pela manhã e caem ao longo do dia, com duas grandes quedas por volta das 9h30 e das 13h. Tomar um café demasiado cedo aumenta ainda mais estes níveis, deixando-nos em risco de nervosismo desnecessário.

Embora útil para acordar, níveis elevados de cortisol são considerados prejudiciais em momentos de estresse. Adicionar a cafeína nesse momento, cria uma resposta desnecessária ao estresse no corpo.

“Embora não tenha havido muita pesquisa feita em humanos sobre a interação entre o café, o cortisol e o ritmo circadiano, sabemos o suficiente sobre cada um separadamente. Por isso, sugiro que esperar um pouco antes de tomar a primeira xícara de café da manhã é uma boa ideia”, explicou a nutricionista esportiva Amanda Maucere, ao site de saúde Well and Good.

A cafeína começa a fazer efeito cerca de 5 minutos depois de tomar café. Os efeitos aumentarão até atingir o pico entre cerca de 15 minutos e duas horas depois, dependendo da ingestão de comida anterior e da velocidade do seu metabolismo. Existem pessoas que demoram até dez horas para metabolizar a cafeína.

Em relação ao resto do dia, a recomendação é tomar café até seis horas antes de dormir. A razão é que o excesso de cafeína perturba o sono, bloqueando os receptores dos hormônios adenosina e melatonina. Para quem vai para a cama às 22h, o ideal é tomar a última xícara até às 16h. Se você precisar de energia para ficar acordado durante a tarde, pode optar por um chá, que contém cerca de um quarto da cafeína do café.

Quantidade de café:

Cerca de 100 a 150 miligramas de cafeína, equivalente a uma ou uma xícara e meia de café, é uma quantidade razoável para dar um ânimo saudável pela manhã. No entanto, é preciso estar atento a quantas xícaras você toma por dia. A recomendação da FDA, agência que regula medicamentos é não ultrapassar 400 miligramas de cafeína por dia para adultos, o que equivale a cerca de quatro xícaras de café.

Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2024/01/15/tomar-o-primeiro-cafe-do-dia-as-9h30-da-manha-maximiza-os-beneficios-da-bebida-entenda.ghtml