Shadow

Primeiro emprego: Entenda a importância do Estágio na construção da carreira profissional

Confira 5 dicas que irão ajudar na preparação profissional para ingressar no mercado de trabalho

O primeiro emprego é um rito de transição para a vida adulta. Permite ao jovem ingressar no mercado de trabalho e abre as portas para a construção de um futuro profissional. Porém, nem sempre é fácil conseguir uma colocação. O mercado é concorrido e muitas empresas buscam por profissionais com mais experiência. O que resta para quem deseja iniciar essa jornada?

Todo mundo começa por algum lugar. Para muitos, o estágio é a porta de entrada do mercado de trabalho. Mas mesmo nesta etapa, os profissionais iniciantes já devem demonstrar comportamentos e habilidades que o ajudarão a subir degraus mais altos no emprego. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar quem está em buscar do primeiro emprego:

  1. Conheça a área em que você quer trabalhar: Procure refletir quais são seus interesses em longo prazo e tente conciliá-los com uma possível carreira. Procure então as empresas ou instituições que sejam relacionadas a essa área. Se informe o máximo possível sobre a carreira, para ter certeza de que é a que você quer. Então, procure deixar esse interesse claro no seu currículo, na hora de oferecê-lo aos possíveis empregadores.
  2. Busque capacitação: A busca constante por aprendizado é um dos atributos mais bem vistos pelos empregadores. Atualmente, existem inúmeras opções de cursos e capacitações profissionais acessíveis ou até mesmo gratuitas, seja presencialmente ou pela internet. Inclusive, os cursos profissionalizantes são ótimas portas de entrada para o mercado de trabalho, uma vez que você faz contato com outras pessoas que estão começando e com profissionais mais experientes.
  3. Prepare um bom currículo: O currículo não deve ser um livro sobre a sua vida, com todas as experiências e aprendizados. Seja sucinto e objetivo, os recrutadores não têm tempo para ler várias páginas. Procure focar o documento na vaga para qual você está se candidatando. Não adianta nada escrever que você tem experiência em vendas se a vaga é para atuar em produção. Deixe claro o seu interesse e o motivo pelo qual você se interessou pela vaga.
  4. Não tenha medo de entrevistas e processos seletivos: Muitos jovens iniciantes no mercado de trabalho ficam com frio na barriga só de pensar em passar por uma entrevista de emprego. Aprenda desde cedo que essa é uma etapa natural. Você não está sendo julgado; os recrutadores querem conhecer o seu perfil e ver se você combina com a vaga. Portanto, seja sempre franco sobre suas experiências, qualidades e defeitos, e demonstre capacidade de aprender e se relacionar.
  5. Procure um estágio: Muitas empresas, instituições e órgãos públicos contam com programas de estágio, com o objetivo de promover o desenvolvimento de profissionais iniciantes. Procure se informar sobre essas oportunidades. O estágio é um dos melhores ambientes para você ganhar experiência, fazer contatos profissionais e vislumbrar os próximos passos da carreira.

Programa em Timbó oferece oportunidade de estágio para jovens entre 14 e 24 anos

Com a chegada do Simplifica Timbó, a prefeitura abriu 40 vagas de estágio para jovens, que passaram a reforçar o atendimento ao público. Os novos profissionais foram treinados no Eixo da Aprendizagem – Jovens Aprendizes, do Senac. A responsável pelo programa, Telma Alessandra Correa da Silva, diz que a oportunidade permite, além do desenvolvimento profissional, o pessoal. No trabalho são desenvolvidas diversas competências emocionais necessárias como sociabilidade e espírito de equipe.

“O tripé de desenvolvimento do jovem incluso no programa, que deve ter entre 14 e 24 anos, é conhecimento, habilidade e atitude, que forma a base da competência” destaca Telma.

Simplifica Timbó é uma multiplataforma de atendimento para desburocratizar serviços. São oferecidos on-line, por Whatsapp e em espaço físico, 500 serviços, que englobam demandas em nível municipal, do Estado e da União.

> Com mais comodidade e agilidade, Simplifica Timbó oferece vantagens para a população

Para Dérrick Kauã Urbainski, o primeiro emprego é uma conquista pessoal, que trará independência financeira.

“Vai ser legal poder contribuir financeiramente em casa”, afirma o estagiário do Simplifica Timbó.

Alana Vitória Conti gostou da experiência de conhecer por dentro a complexidade de uma instituição como a Prefeitura Municipal de Timbó. Já Alexia Khadija de Oliveira está motivada para lidar com o público e fazer um serviço de relevância social.

“Com meu salário quero investir em cursos que aprimorem minha educação”, complementa Alexia.

Atuar em órgãos públicos, além de permitir o contato direto com processos e demandas burocráticas que permeiam a rotina, ainda promove o networking e desenvolve a sociabilidade. Com a abertura de vagas, a Prefeitura de Timbó incentiva o desenvolvimento pessoal dos jovens e, por consequência, também da cidade.

fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-timbo/simplifica-timbo/noticia/2021/04/27/primeiro-emprego-entenda-a-importancia-do-estagio-na-construcao-da-carreira-profissional.ghtml

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem