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Nunca fiz home office. E agora?

Em meio a este cenário de intensificação do trabalho remoto, confira como ser mais produtivo ao trabalhar de casa

Nada de pânico

Vai passar! Nenhuma pandemia dura para sempre.

Não espalhe o pânico: cheque as informações antes de passar adiante.

Vamos combater o vírus e as fake news também, assim ajudamos mais do que atrapalhamos.

Não fique de pijama

Acorde, tome um banho e troque de roupa. Isso vai te ajudar a entrar no ‘modo’ trabalho.

Tenha uma rotina

Ao fazer home office a rotina se torna completamente diferente em relação aos dias de trabalho presencial.

Então se esforce para começar a trabalhar no horário que você começaria presencialmente. O mesmo vale para as pausas e a hora de encerrar o turno.

Não pule o almoço

Altere minimamente a sua rotina de trabalho, isso vai te ajudar a manter o foco e a organização.

As pausas para o almoço e café, que também acontece no dia-a-dia do escritório, também deve ser mantida durante as operações em casa. Este momento é importante para a produtividade, já que além de servir como descanso, torna a atmosfera de trabalho mais positiva.

Respeite a hora de parar

É muito fácil perder a hora e ficar trabalhando noite adentro sem perceber sem perceber – evite a exaustão!

Afinal, não sabemos quanto tempo teremos de home office.

Atenção redobrada à comunicação

Mantenha uma comunicação clara e direta com sua equipe – com o trabalho à distância uma boa comunicação e efetiva é essencial para que o trabalho flua bem.

Para manter a atmosfera de trabalho positiva durante o home office e impulsionar ainda mais a produtividade, é fundamental ter confiança em sua equipe de trabalho. Esta credibilidade muitas vezes é afetada pelo fato de não ver e não saber o que seus colegas de trabalho estão fazendo. Dessa forma, é importante sempre compartilhar as informações e sinalizar o que está sendo feito.

Prevenção é proteção

O home office é uma medida para ajudar na redução da disseminação do vírus – que pode não ser nocivo pra você, mas pode ser para muitas outras pessoas que podem ser infectadas por você.

Então, após o expediente, evite sair para lugares com aglomerações.

E é claro, além de todas essas dicas, USE E ABUSE DA TECNOLOGIA! 

Aproveite para conhecer e usar ferramentas para gerenciar tarefas, produzir, fazer videoconferências e até acompanhar o trabalho da equipe.

Vou deixar aqui a dica de algumas excelentes opções de ferramentas para as mais diversas necessidades:

 Videoconferência: Whereby, Skype, Slack, Google Meets e Zoom. Por aqui a gente usa a Whereby para reuniões online com nossos clientes.

 Colaboração (chat): Slack, Google Hangouts, Skype e Whatsapp. Sim, nós usamos o Whatsapp.

 Gerenciar tarefas: Wrike, Monday, Trello e Airbox. A Airbox é a minha preferida, pois consigo visualizar todos os projetos na mesma tela. I love SuperKanban.

 Armazenamento de arquivos: One Drive e Google Drive – Nós usamos o google drive. Consigo abrir e editar os arquivos e planilhas de qualquer lugar e pelo celular, além disso eu e André editamos o mesmo arquivo ao mesmo tempo. Também armazeno os arquivos de design e imagens por lá;

 Anotações: Evernote, Google Keep e bloco de Notas – Me divido entre o Keep e o bloco de notas;

 Edição de texto: Word online (simm, já tem) e Google Docs que uso e indico.

 Editor de planilhas: Google Sheets e Excel Online – Continuo usando os da Google aqui também.

 Gestão de tempo produtividade: Toggl e Clockify

Além de fáceis de usar, a maioria dessas ferramentas oferece uma versão gratuita que, em geral, atende com tranquilidade as necessidades mais básicas.

fonte: https://administradores.com.br/artigos/nunca-fiz-home-office-e-agora

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