Shadow

Golden Retriever é bravo ou dócil? Conheça o temperamento dessa raça!

O Golden Retriever se tornou uma das raças mais comuns e requisitadas pelos amantes de animais. Não é de se estranhar, afinal, seu porte e aparência fofa são um convite para levá-lo para casa. Aí, pode surgir a dúvida: apesar da aparência, Golden Retriever é bravo?

Conhecer o temperamento e as características do Golden Retriever antes de adotar um peludo é fundamental para que o convívio com o pet seja agradável. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre esse cão maravilhoso!

Golden Retriever é bravo ou não?

Não vamos enrolar para responder se Golden Retriever é bravo: a resposta é não! Essa raça não costuma apresentar agressividade — muito pelo contrário, é um animal extremamente manso!

Algumas pessoas que não conhecem a raça, ao se depararem com um Golden, podem se assustar devido ao seu tamanho. No entanto, o Golden Retriever é dócil, amável e carinhoso! Mas, como qualquer raça de cachorro, é preciso que o golden tenha uma socialização bem feita para que seja um c ao dócil e que conviva com todos, pois podem se tornar bravos se essa socialização não for feita da forma correta.

O temperamento do Golden Retriever

O temperamento tranquilo é uma das características do Golden Retriever mais marcantes. É um cão facilmente adestrado, por isso, a maioria dos animais dessa raça é educada e obediente. Afinal, eles são tão apegados ao tutor que fazem de tudo para agradá-lo.

Esses cães têm muita energia e adoram fazer exercícios, principalmente natação! É muito comum que, ao ver uma piscina, o peludo mergulhe sem nenhum aviso. Toda essa agitação exige um pouco de tempo do tutor para levar o pet para passear, correr e oferecer brinquedos em casa.

O filhote de Golden Retriever

Você já viu que o Golden é carinhoso como filho de quatro patas, mas não se iluda: o convívio não será tranquilo desde o início. Apesar de calmo quando adulto, quando filhote, o Golden é um cão com muita energia, portanto, se não for bem estimulado pode dar muito trabalho!

Esses pequenos adoram correr de um lado para o outro e brincar de morder. Isso não quer dizer que Golden Retriever é bravo, mas, como todos os filhotes de cachorro, ver uma mão balançando bem na sua frente é tentador.

A maturidade do Golden Retriever costuma ocorrer somente por volta dos 2 anos de idade, então, é preciso ter certa paciência para que o peludo deixe de fazer travessuras. Mesmo sendo um filhote arteiro, por ser muito inteligente, também é facilmente adestrado.

Golden Retriever e crianças

Golden Retriever e crianças são excelentes companheiros. O Golden é um animal paciente que suporta brincadeiras mais brutas por parte da criança. Ele também adora brincar!

Como é um cão de porte grande, a brincadeira desses amigos deve ser supervisionada para não acontecer nenhum imprevisto — por exemplo, o Golden pular na criança ou puxar sua roupa. Esse é um animal brincalhão que pode exagerar na intensidade da brincadeira.

De modo geral, os Goldens Retrievers são excelentes “babás”, principalmente quando adultos, quando já estão mais calmos. Dessa maneira, se você tinha dúvidas se Golden Retriever é bravo, já sabe que não. Na verdade, ele é um excelente animal para toda a família!

O Golden Retriever pode ser bravo?

Apesar de raro, o Golden Retriever pode ser bravo! Cada animal carrega em si genes que caracterizam o seu temperamento e personalidade, mas questões do dia a dia e situações específicas podem tornar o animal mais agressivo.

Se o Golden Retriever é bravo, devemos buscar a causa desse comportamento, que geralmente é uma mistura genética e do ambiente em que vive ou viveu. Animais mais bravos tendem a gerar filhos bravos. Por isso, é importante sempre reproduzir os pets mansos entre si, para que a raça continue sendo dócil.

Outro motivo de os peludos serem mais ariscos é uma condição de saúde, quando o pet sente dor, precisou passar por procedimentos dolorosos ou internação, etc. Essas situações podem gerar traumas com os quais o cachorro não sabe lidar.

Infelizmente, é mais comum um animal que apresenta agressividade ter sofrido maus tratos ou abuso com punições físicas ou mentais. Quando o animal se sente um pouco mais “encurralado”, pode ficar nervoso por medo.

O que fazer se o Golden Retriever for bravo?

Quem deseja ter um Golden, geralmente busca um cão dócil. Se o Golden Retriever é bravo, algo errado pode estar ocorrendo. Sendo assim, se você adotou um filhote, e ele está se tornando agressivo, é importante buscar ajuda profissional para ter algumas orientações.

O médico-veterinário comportamentalista pode identificar condutas no manejo e adestramento do pet por parte do tutor que precisam ser corrigidos. Muitas vezes, pode ser difícil educar um cachorro, e isso é normal.

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/cachorros/golden-retriever-e-bravo-ou-docil-conheca-o-temperamento-dessa-raca/