Shadow

Etias: autorização para viagens para a Europa é adiada para 2025

Expectativa era de que a permissão começasse a ser exigida em novembro deste ano. Sistema vai avaliar os perfis de cada turista para liberar a entrada nos países do Espaço Schengen.

O novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), que vai avaliar o perfil de cada turista que quiser viajar para União Europeia, só deverá ser exigido a partir do meio de 2025

A expectativa anterior era de que ele começasse a ser cobrado em novembro deste ano.

A ideia da Comissão Europeia é exigir essa autorização para aprimorar a segurança do Espaço Schengen (que abrange 26 países). O sistema está sendo discutido desde 2016 e passaria a valer em 2021, mas vem sendo adiado desde então.

Etias não é um visto, mas uma espécie de permissão on-line, que se pede uma vez a cada três anos. Enquanto ele não é implantado, algumas nacionalidades, como a brasileira, têm permissão de entrada de turismo na área sem qualquer tipo de visto ou autorização de viagem.

Como o Etias vai funcionar?

Quem quiser visitar os 26 países que fazem parte do espaço de Schengen precisará solicitar o Etias, que será concedido a partir de análise de informações pessoais preenchidas em formulário online, como data de nascimento, antecedentes criminais e informações sobre a viagem.

A autorização permitirá que a pessoa que está viajando a turismo ou negócios fique até 90 dias no país, dentro de períodos de 180 dias, ou seja, após voltar ao país de origem, seria preciso um intervalo de pelo menos 90 dias para retornar à Europa.

Além disso, a aprovação será válida por três anos, a menos que o passaporte expire antes.

fonte: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2023/11/07/etias-autorizacao-para-viagens-para-a-europa-e-adiada-para-2025.ghtml