Shadow

Dados de 8 milhões de brasileiros no Facebook são expostos em vazamento

Veja como saber se você está entre as vítimas

Como informou no último sábado (3) a agência de notícias Bloomberg, dados pessoais de 533 milhões de usuários do Facebook pelo mundo, incluindo cerca de 8 milhões de brasileiros, estão expostos gratuitamente em um fórum de hackers.

O vazamento foi descoberto por Alon Gal, diretor executivo de tecnologia e inteligência de crimes da Hudson Rock, e inclui nomes completos, IDs de contas na rede social, números de telefone e, em parte dos casos, localizações, datas de nascimento, endereços de e-mail, status de relacionamento e empresas de vínculo profissional.

Segundo levantamento do cientista de dados Zlatan Ivanov, o país mais atingido foi o Marrocos, com 18,9 milhões de pessoas afetadas, correspondentes a 99,7% dos usuários do Facebook no país; já a porcentagem referente às vítimas brasileiras é de 5,8%.

De acordo com o Facebook, esses dados haviam sido vazados há alguns anos e a falha identificada em seu sistema já foi corrigida. “Encontramos e resolvemos esse problema em agosto de 2019”, garantiu a companhia norte-americana, em nota.

Especialistas alertam, porém, que tais informações, estando ainda vinculadas aos usuários, podem ser exploradas para envios de spam e golpes.

O site Have I Been Pwned? tem sido indicado para usuários que queiram saber se foram afetados pelo crime, mas apesar de ser uma fonte confiável, registra apenas exposições ilegais de e-mail – e, como destacou o especialista em segurança digital Troy Hunt, somente 2,5 milhões dos 533 milhões de perfis atingidos teve esse dado vazado. Assim, a ferramenta não assegura que outras informações do usuário não tenham sido divulgadas.

Outro recurso útil aos brasileiros que estão apreensivos com possíveis fraudes após mais um vazamento é o Registrato, oferecido pelo Banco Central. Através dele, pode-se monitorar movimentações bancárias vinculadas ao seu CPF em qualquer instituição financeira, como abertura de contas correntes ou realização de empréstimos. Caso identifique algum registro suspeito, basta relatar ao BC ou ao banco referente ao caso.

fonte: https://administradores.com.br/noticias/dados-de-8-milh%C3%B5es-de-brasileiros-no-facebook-s%C3%A3o-expostos-em-vazamento

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem