Shadow

Conscientização sobre uso do LinkedIn para alavancar carreira

O LinkedIn é a rede social profissional mais popular de hoje e desempenha um papel importante na carreira de um indivíduo, especialmente para aqueles que buscam visibilidade em sua área

O LinkedIn é a rede social profissional mais popular de hoje e desempenha um papel importante na carreira de um indivíduo, especialmente para aqueles que buscam visibilidade em sua área. É um tipo de rede que vai muito além do registro do histórico profissional (currículo), ela permite aos usuários não só a interação entre si (networking), mas também partilhar ideias, informações ou conteúdos, além de poder, realizar cursos complementares e outras funcionalidades.

Os profissionais que já possuem um perfil no LinkedIn enfrentam muitos desafios (desde o que publicar) há consequências, por exemplo, ser vista como uma pessoa “vitimista” por conta de suas ações, sem direcionamento. Mesmo que a rede oferece “n” aspectos positivos, se não utilizada estrategicamente, certamente trará prejuízos para sua marca pessoal.

Atitudes errôneas que os profissionais não devem tomar:

Compartilhar conteúdos irrelevantes

Há profissionais que são ingênuos e não compreendem, outros sabem o que é correto, mas optam pelo caminho mais fácil e esquecem os prejuízos advindos dessa escolha. Atacar pessoas com comentários maldosos, postar fotos de família, ficar em um constante palanque político partidário, implorar por emprego em postagem marcando todas as empresas que vier a mente ou fazer publicações que vai te dar o título de caça like não é eficaz.

Discurso de ódio

Entenda que o ambiente virtual não é um mundo sem lei, sua postura pode e deve ser penalizada se disseminar ódio aos demais usuários/grupos. Ou seja, ao insultá-los por algo relacionados à aparência, religião, raça, orientação sexual, traços, etc. E não adianta mascarar certos preconceitos, porque as pessoas felizmente estão mais atentas e buscam diferenciar uma opinião da disseminação de ódio gratuito, por exemplo.

Como reconhecer que minhas ações não são as ideais?

Não recebo nenhuma proposta de emprego ou negócio na rede;

Minhas publicações não têm nenhum comentário positivo;

Recebo quase nenhuma solicitação de conexão;

As pessoas não respondem minhas mensagens no inbox;

Com frequência sou questionado a respeito das minhas publicações.

Dicas para quem deseja mudar:

Se espelhe em profissionais referências em sua área;

Seja orientado por um especialista em LinkedIn;

Compartilhe noticias/matérias de sua área, e emita sua opinião sobre;

Promova debates relevantes sobre seu campo de atuação com publicações;

Estabeleça diálogos saudáveis com os profissionais.

Por fim, existem treinamentos e assessorias que possibilita o melhor uso do LinkedIn a seu favor. Cada profissional faz o que acha melhor para ele. Se chegou até aqui ouso dizer que você quer o “melhor do melhor”, por isso, deixo o convite para conhecer minha assessoria de recolocação.

Paulo Augustinho

Especialista em Recolocação – Ajudo candidatos a emprego a serem notados, vencer entrevistas e alcançar um novo emprego mais rápido | Reformulação/Atualização de Currículo e LinkedIn | Centenas de profissionais com emprego novo

FONTE: https://administradores.com.br/artigos/conscientiza%C3%A7%C3%A3o-sobre-uso-do-linkedin-para-alavancar-carreira