Shadow

Ambev vai eletrificar 102 caminhões como parte de projeto sustentável

Empresa também firmou parcerias para a fabricação de novos veículos elétricos

A fabricante de bebidas Ambev firmou acordo com a montadora Eletra para converter caminhões de sua frota de distribuição em veículos eletrificados. Em uma primeira etapa da parceria, 102 desses automóveis passarão pelo processo conhecido como retrofit, que consiste na substituição de todos os componentes do sistema de combustão, como motor, câmbio e tanque de combustível, pelo sistema elétrico. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

A iniciativa integra uma série de medidas previstas pela companhia para alcançar a meta de redução em 25% da emissão de CO2 em sua cadeia operacional até 2025, que inclui outros dois acordos – com a Volkswagen e a Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM), para o fornecimento de um total de 2,6 mil caminhões elétricos até 2023.

“As três parcerias são complementares”, afirmou Marco Aurélio Filho, gerente de suprimentos e logística da Ambev, segundo o qual a empresa continuará buscando outras ações para que todos os 4,5 mil veículos de sua frota atual, ou a maioria deles, sejam movidos a combustíveis limpos.

De acordo com Ieda Oliveira, diretora executiva da Eletra, o retrofit praticamente zera a emissão de CO2 por parte dos caminhões e a empresa tem direito a 100% de créditos de carbono relativos ao que eles deixam de lançar na atmosfera, com todas as peças retiradas sendo recicladas como matéria-prima. “Após o retrofit eles praticamente ficam novos”, acrescentou, destacando que os gastos com manutenção caem cerca de 50% na comparação com o sistema a diesel.

A Ambev também está construindo 48 usinas solares para abastecer 94 centros de distribuição pelo Brasil e oferecer pontos de recarga para quando os veículos retornam às garagens.

fonte: https://administradores.com.br/noticias/ambev-vai-eletrificar-102-caminh%C3%B5es-como-parte-de-projeto-sustent%C3%A1vel

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem