Shadow

Profissional Liberal: O que é? Por que é necessária uma especialização?

Profissional Liberal: O que é? Por que é necessária uma especialização?

O que é um profissional liberal?

O Profissional Liberal possui formação técnica, universitária ou experiência profissional. Pode exercer sua profissão por conta própria. Isso significa que pode trabalhar para empresas ou consumidores em geral. Um exemplo comum são: advogados, representante comercial e corretor de seguro.

É comum que o profissional liberal desenvolva suas atividades para empresas, consultórios, estúdios ou consumidores em geral para exercer sua profissão. Ele exerce suas funções de forma plena e saudável para atingir os objetivos de seus clientes.

Profissional liberal ou autônomo

Sabemos que o profissional liberal atua por conta própria, mas é diferente de um profissional autônomo. Os profissionais liberais possuem formação academia ou formação profissional e não possuem vínculos com empresas ou qualquer tipo de instituição.

profissional liberal – profissionais liberais – profissional liberal significado – o que faz um consultor financeiro

Profissional Liberal

Um profissional considerado liberal precisa ser qualificado, isso significa que ele atua com liberdade em sua profissão, mas não deixa de oferecer um bom trabalho.

O grande desafio para esses profissionais são os serviços financeiros e administrativos, como trabalham de forma individual precisam aprender a GERIR SUA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL.

[Saiba como um profissional liberal se torna consultor de dívidas: Clique Aqui]

Pagar INSS

Sabemos que a Receita Federal cobra 20% dos rendimentos do profissional liberal. Mas empresas do Simples Nacional pagam 11% do pro-labore. Isso significa que um profissional que não é MEI (Microempresário individual) paga 20% e o MEI contribui com 11%. Mas nem todos os profissionais podem ser MEI.

Que profissão pode ser MEI?

Uma vantagem do profissional ser MEI é a contribuição de 11%. Mas existem profissões impedidas de ser MEI, abaixo estão as principais, veja os exemplos:

Administradores

Advogados

Contadores

Consultor Financeiro

Consultoria

Desenvolvedores

Economistas

Finanças empresariais

Finanças pessoais

Engenheiros

Fisioterapeutas

Jornalistas

Médicos

Nutricionistas

Ortodontistas

Personal Trainer

Produtores

Programadores

Psicólogos

Publicitários

Veterinários

Todos esses profissionais são considerados liberais e não são microempresários individuais.

Se você tem dúvida se pode se tornar MEI, envie uma pergunta para nós: PERGUNTE AGORA – CLIQUE AQUI.

Tipos de profissionais liberais?

Existem algumas profissões que são considerados profissionais liberais no Brasil, abaixo as principais:

Administração

Consultoria Financeira

Contabilista

Economista

Advogado

Corretor de imóveis

Leiloeiro

Relações públicas

Entretanto, veja outras profissões que são considerados profissionais liberais: fonoaudiólogo, fotógrafo, geólogo, historiador, médico, veterinário, nutricionista, professor e etc.

[Saiba todas as profissões clicando aqui]

Profissional liberal significado

O significado de profissional liberal é o profissional que atua na área de formação exercendo suas funções livremente em empresas e individualmente para atender seus consumidores.

Sabemos que alguns viram “MEI Microempreendedor Individual”, o MEI constitui de uma empresa formada por 1 pessoa que deseja se formalizar como empresário por conta própria. Dessa forma o MEI é a categoria ideal para o profissional liberal.

Atuação do profissional liberal

Como falamos alguns profissionais liberais não podem se tornar MEI, por isso eles procuram outras profissões para exercerem. Essa é uma saída para que os profissionais comecem a lucrar e ganhar dinheiro com oportunidades promissoras no mercado, como por exemplo: Consultor de dívidas.

profissional liberar e consultor financeiro

Sabia que um profissional liberal pode atuar como consultor de dividas? Sim exatamente. Um consultor de dividas é a carreira mais carente e uma das mais rentáveis do Brasil. É interessante os profissionais liberais optarem pelo curso de consultor de dividas porque serão capazes de lidar com questões sérias como:

Como cobrar juros

Encurralar devedores

Administrar finanças

Sabemos que a carreira de consultor de dividas é um PLUS para o profissional liberal lidar com questões financeiras difíceis. Mas sabemos que também pode agregar uma segunda profissão rentável.

A grande maioria dos profissionais se tornam reféns de gerentes de bancos. É como se eles estivessem às cegas lidando com suas finanças e seguindo orientações de uma pessoa que claramente tem conflito de interesse em suas sugestões.

Afinal, o gerente do banco quer tomar decisões que o banco se beneficie e não que você se beneficie. Esperamos que isso tenha ficado claro para você. Opte por decidir sua vida financeira: VEJA COMO ATUA UM CONSULTOR DE DÍVIDAS – CLIQUE AQUI.

Quais as lições mais importantes?

Você pode se tornar um profissional liberal após se formar. Mas você está preparado para isso? Você conhece as principais lições:

Aprender como negociar dívidas

Retire as restrições do seu nome liminar

Evite busca e apreensão do seu veículo.

Crie seu banco através de cooperativas de crédito

Evite que o banco penhore salário suado

Use a lei para cancelar, sustar um cheque

Bom, as lições acima ensinam como lidar com dívidas e dúvidas sobre questões bancárias. Sendo que para atuar por conta própria você precisa aprender: finanças, marketing e administração. Independentemente se você atuar com dentista, corretor de imóveis, advogada ou contabilista. Você precisa disso!

O que faz um consultor financeiro?

O consultor financeiro pessoal possui visão estratégica. Com a capacidade de organizar a sua vida financeira e de outras pessoas, sem conflitos de interesses (igual o gerente do banco).

Dessa forma o consultor financeiro é honesto e entende que precisa das melhores estratégias para direcionar um patrimônio.

Como o consultor financeiro atua?

O consultor financeiro identifica os objetivos pessoais e financeiros e analisa as prioridades primeiro. Assim a coleta de dados é qualitativa e quantitativa. É preciso entender o padrão de vida das pessoas, bens, produtos financeiros e endividamento.

É como se o consultor financeiro fizesse um RAIO-X da vida da pessoa para estabelecer um diagnóstico. O diagnóstico da situação levará ao planejamento da vida financeira e pessoal. Dessa forma um caminho é estabelecido.

Ao estabelecer um caminho, sabemos que os objetivos precisam ser atingidos para que o padrão de vida da pessoa se eleve. Dessa forma o consultor analisa meios seguros para estratégias de investimentos, aposentadoria, orçamento familiar e gastos.

Planejamento financeiro para profissional liberal

Por fim, na situação que estamos no Brasil, o profissional liberal precisa de planejamento financeiro. As legislações trabalhistas não favorecem a aposentadoria para os prestadores de serviços.

Por isso, a escolha de trabalhar por conta e com liberdade deve ser acompanhada de GESTÃO FINANCEIRA.

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/profissional-liberal-o-que-%C3%A9-por-que-%C3%A9-necess%C3%A1ria-uma-especializa%C3%A7%C3%A3o

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem