Shadow

O que é Google Play? Loja de apps do Android oferece filmes e livros

Além de aplicativos, plataforma reúne diversos conteúdos multimídias também disponíveis para iPhone

Google Play está presente em todos os celulares Android. Ainda assim, muita gente subutiliza os recursos da Play Store, que não serve apenas para fazer download de apps. A loja oficial do Google também permite acessar jogos, filmes, músicas e livros por meio dos aplicativos próprios: Google Play GamesGoogle Play LivrosGoogle Play Music e Google Play Filmes. Todos esses estão disponíveis para baixar também na App Store, a loja da rival Apple, sendo compatíveis com o sistema iOS do iPhone e iPad. A seguir, saiba tudo sobre a Google Play Store e descubra como aproveitar ao máximo a plataforma.

LEIA: Teclado do Google cria emoji bizarros em nova função; veja

O que é Google Play? Saiba tudo sobre loja oficial do Android para apps, músicas, livros, filmes e jogos  — Foto: Raquel Freire/TechTudo

O que é Google Play? Saiba tudo sobre loja oficial do Android para apps, músicas, livros, filmes e jogos — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Google Play?

A Google Play Store — ou simplesmente Play Store, como é popularmente conhecida — é a loja de aplicativos oficial do Google. É por ela que os usuários Android podem fazer download de apps de forma gratuita ou paga — ou, ainda, baixar um programa gratuitamente, mas usá-lo mediante pagamento de assinatura. Para os casos em que é necessário desembolsar alguma quantia, o usuário pode cadastrar o cartão de crédito ou outro método da própria plataforma, facilitando a compra ou renovação do serviço.

A Play Store app também permite baixar games, livros e filmes, que podem ser comprados ou alugados. As músicas, por sua vez, não estão integradas no app da loja, e o aplicativo Google Play Music sofre mudanças, sobre as quais trataremos em detalhes no próximo tópico.

Google Play Store oferece apps, jogos, livros, filmes e livros de forma integrada  — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Google Play Store oferece apps, jogos, livros, filmes e livros de forma integrada — Foto: Raquel Freire/TechTudo

A loja oficial é essencial para o Android porque garante distribuição de apps e mídias de forma segura para o sistema móvel. É possível baixar arquivos APK de lojas não oficiais, mas a prática não é recomendada e pode causar danos ao aparelho, incluindo a instalação de malware.

Quais as diferenças entre os apps do Google Play?

Como mencionado anteriormente, o Google tem aplicativos próprios para cada uma das categorias de mídia com as quais trabalha. O Google Play Filmes é destinado para comprar e alugar títulos do cinema. No iOS, ele recebe o nome de Google Play Filmes e TV, embora os programas de TV não estejam disponíveis no Brasil.

O Google Play Livros conta com e-books e audiolivros. Ambos possuem títulos gratuitos e pagos e, para o último caso, é possível baixar uma amostra grátis antes de efetuar a compra. O Google Play Games ou Google Play Jogos traz todos os aplicativos de jogos em um lugar próprio, exibindo inclusive aqueles baixados diretamente via Play Store.

Aplicativos Google Play Filmes e Google Play Livros, disponíveis para Android e iPhone — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Aplicativos Google Play Filmes e Google Play Livros, disponíveis para Android e iPhone — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Por fim, o Google Play Music é o app destinado à música. Ele será desativado em breve para dar lugar ao YouTube Music, novo serviço de streaming do Google.

Por conta disso, a aba “Music” não se encontra mais no aplicativo da Play Store, e o próprio app Play Música não tem praticamente mais nada no catálogo. O encerramento no Brasil acontecerá já em outubro, mas os usuários antigos terão até dezembro para baixar as faixas já compradas através da plataforma.

Faça assinatura de serviços oferecidos por apps

Além de comprar aplicativos pagos, você pode assinar e gerenciar assinaturas de serviços oferecidos por apps como GloboplayDuolingo ou Evernote através da Play Store.

O primeiro passo é cadastrar uma forma de pagamento na loja do Google, o que pode ser feito ao abrir o menu com três tracinhos no canto esquerdo e selecionar “Formas de pagamento”. Os métodos aceitos no Brasil são cartão de crédito, Mercado Pago, código promocional, vale-presente ou saldo do Google Play.

Feito isso, abra a opção “Assinaturas”, também no menu principal da Play Store, e navegue pelos apps que contam com assinatura integrada à loja oficial do Android. Instale e abra o aplicativo normalmente. Ao realizar a assinatura, você verá a janela do Google Play na etapa de pagamento. Bastará inserir a senha da conta Google para que a assinatura seja realizada.

Google Play assinatura: serviço permite gerenciar cobrança de apps diretamente pela Play Store  — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Google Play assinatura: serviço permite gerenciar cobrança de apps diretamente pela Play Store — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Essas assinaturas também podem ser canceladas facilmente pela Play Store. Basta entrar no menu “Assinaturas”, selecionar o serviço que deseja suspender e tocar no botão “Cancelar assinatura”.

Dê gift cards de presente para seus amigos

Uma das formas de comprar conteúdos ou pagar por assinaturas é através do saldo na Play Store. Esses créditos podem ser adquiridos de várias maneiras, incluindo a compra de vale-presentes, também conhecidos como Google Play Card.

Os gift cards do Google Play são vendidos tanto em lojas físicas quanto no e-commerce e estão disponíveis em diversos valores. Eles trazem um código alfanumérico que pode ser resgatado na própria Google Play Store.

Caminho para resgatar saldo presente em Play Store gift card — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Caminho para resgatar saldo presente em Play Store gift card — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Para isso, abra o aplicativo da loja, entre no menu principal e acesse “Formas de pagamento”. Selecione então “Resgatar código” e digite a sequência que consta no cartão. O mesmo passo pode ser feito na Play Store Web, por meio do computador.

Instale apps no celular pelo PC

A Play Store para PC permite instalar aplicativos no celular pelo computador, facilitando o download quando o smartphone não está em mãos. Para fazer isso, acesse o Google Play no navegador de Internet (play.google.com/store) e faça login com a sua conta Google, caso ainda não esteja logado. Em seguida, busque o aplicativo desejado e selecione “Instalar”.

O site vai exibir todos os dispositivos vinculados à sua conta. Selecione o smartphone no qual você quer que o app seja instalado e aperte “Continuar”. Para concluir, confirme sua senha Google.

Instalação de aplicativo no celular pelo computador via Play Store PC — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Instalação de aplicativo no celular pelo computador via Play Store PC — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Como resolver erros no Google Play

Google Play Store: como resolver os principais problemas

–:–/–:–

Google Play Store: como resolver os principais problemas

Como qualquer programa, o Google Play eventualmente apresenta erros. A boa notícia é que, na maior parte das vezes, os problemas podem ser resolvidos de forma simples. Um dos bugs mais frequentes é o app da Play Store “sumir” do celular. Nesses casos, é quase certo que o usuário desativou o aplicativo sem querer, já que ele não pode ser desinstalado do Android.

Para corrigir isso, abra a bandeja de aplicativos, entre em “Configurar”, selecione “Apps” e localize o Google Play Store. Daí basta tocar no botão “Ativar” para que o aplicativo apareça novamente.

Caminho para ativar app da Google Play Store no Android  — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Caminho para ativar app da Google Play Store no Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

A Play Store só pode ser realmente desinstalada do sistema quando o usuário faz root no smartphone. Se for esse o seu caso, você deve reinstalar a loja oficial do Google no Android, o que pode ser feito baixando o APK em outros sites, como o APK Mirror.

Há também aqueles casos em que a Play Store está lá, mas você não consegue baixar nada. Existe uma série de passos que você pode adotar para solucionar esse erro, como limpar o cache do app, liberar espaço no celular e verificar a conexão com a Internet, entre outros.

Não consegue baixar nada na Google Play Store? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/10/o-que-e-google-play-loja-de-apps-do-android-oferece-filmes-e-livros.ghtml

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem