Shadow

Fumantes têm 14 vezes mais chances de desenvolver casos graves de Covid-19

Segundo um estudo realizado na China, mesmo aqueles com histórico de tabagismo tem risco maior de desenvolver quadros mais graves da infecção pelo novo coronavírus

Fumantes têm 14 vezes mais chances de desenvolver casos graves de Covid-19 (Foto: Pexels)

As pessoas que fumam têm 14 vezes mais chances de desenvolver quadros graves de Covid-19 do que os pacientes que não possuem o hábito. Isso foi o que constatou um grupo de pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, em Wuhan, na China.

O estudo, que foi publicado pela equipe no Chinese Medical Journal no fim de fevereiro, também constatou que até aqueles com histórico de tabagismo têm um risco 14% maior de desenvolver pneumonia quando infectados pelo novo coronavírus. Segundo os especialistas, isso acontece porque fumar causa um quadro inflamatório crônico nos pulmões.

“Sabe-se que o tabaco danifica os pulmões e as vias aéreas, causando uma série de problemas respiratórios graves”, afirmaram os porta-vozes do Sistema de Saúde Pública da Inglaterra, segundo o The Irish Post. “As evidências mostram claramente que o vírus causador da Covid-19 ataca o sistema respiratório, o que explica por que os fumantes correm maior risco.”

Além disso, outro risco associado ao tabagismo é que o hábito de fumar requere colocar as mãos frequentemente nos lábios, o que aumenta a chance de infecção pelo vírus. “À luz dessa pandemia sem precedentes da Covid-19, nunca houve um momento mais importante para parar de fumar”, disse John Newton, diretor do sistema de Saúde Pública da Inglaterra, como relatou o Metro.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/04/fumantes-tem-14-vezes-mais-chances-de-desenvolver-casos-graves-de-covid-19.html

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem