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Exercícios para as pernas: como fortalecer membros inferiores em casa

Fisiologista ensina cinco movimentos que trabalham força e equilíbrio. Veja o vídeo

A força de membros inferiores está diretamente relacionada com saúde e qualidade de vida. Atenuar a perda de força inerente ao envelhecimento é fundamental para garantir nossa autonomia não só para a realização de exercícios, mas também das atividades cotidianas, tanto as laborais quanto as recreacionais, como por exemplo, brincar com filhos, sobrinhos e netos. Um bom equilíbrio entre as forças dos músculos de membros inferiores contribui para a proteção das articulações, principalmente dos joelhos, sendo particularmente importante para prevenção de lesão de corredores e também para indivíduos portadores de osteoartrite. Por isso, damos no vídeo abaixo o exemplo de cinco exercícios que podem ser feitos até mesmo em casa para fortalecer a musculatura dos membros inferiores.

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Gerseli Angeli mostra cinco exercícios para tonificar a musculatura das pernas

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Um artigo publicado muito recentemente na revista de Osteoartrite e Cartilagem demonstra que a força inadequada dos músculos da coxa está diretamente relacionada com o aumento de dor, limitação funcional e progressão dolorosa da osteoartrite do joelho.

Além disso, juntamente com o treino de força, para garantir uma longevidade mais saudável, é fundamental treinar também o equilíbrio, com o objetivo de prevenir a ocorrência de quedas e todas as comorbidades que podem decorrer delas, como por exemplo lesões ligamentares e fraturas.

É ainda muito importante salientar que, de acordo com um grande número de pesquisas científicas já publicadas, não existe limite de idade para se iniciar o treino de força e equilíbrio. Portanto, nunca é tarde para começar.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2020/07/14/exercicios-para-as-pernas-como-fortalecer-membros-inferiores-em-casa.ghtml

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