Shadow

Conheça o Growth Hacking: técnica que ajuda a acelerar negócios na crise

Método usado pelos unicórnios ganha força com economia instável e necessidade de digitalização

Empresas de todos os tamanhos e segmentos estão, neste momento, buscando as melhores alternativas para retomar suas atividades o mais breve possível e sair da crise o mais rápido que puderem. Mas, como saber quais as estratégias certas e quais ações adotar para recuperar vendas e voltar a ter lucro?

Responder a esta pergunta é a proposta do curso Growth Hacking ministrado por Raphael Lassance na plataforma Crehana – comunidade educacional global para pessoas que atuam na indústria digital e criativa.

O termo Growth Hacking, aplicado desde 2010 nas áreas de marketing, está transpondo equipes e chegando às gestões das empresas. Criado pelo investidor anjo e empreendedor americano Sean Ellis, o conceito envolve trazer método científico e métrica para as ações de marketing, acelerando diagnósticos por meio de testes mais rápidos das hipóteses, o que implica em uma mudança de toda a cultura empresarial.

Raphael é responsável pela primeira agência de growth hacking no Brasil, com 95 clientes já atendidos em 7 países diferentes. Para ele, a metodologia, que pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, encontra um espaço propício neste período de instabilidade econômica.

“Esse momento em que estamos é muito adequado para essa mudança de estratégia. As empresas não têm mais tempo para esperar e ver o que vai acontecer, não têm dinheiro a perder e se viram forçadas a se digitalizar às pressas”, explica.

Além de enfatizar a importância de uma maior quantidade de testes das estratégias em curso, ou ainda sendo planejadas, Raphael destaca uma característica que vai fazer a diferença entre os novos executivos, que não é nova, mas está sendo igualmente mais demanda por conta da crise.

Usando empresas de todos os tipos e segmentos como modelo, Raphael vem ministrando cursos para democratizar a metodologia e ensinar o growth hacking para corporações, profissionais e empreendedores que queiram acelerar seus resultados. As aulas, disponíveis na plataforma de educação online Crehana, estão entre as mais procuradas pelos estudantes da América Latina no primeiro semestre de 2020.

O curso desafia os alunos a encontrarem meios não convencionais de fazer tarefas diárias e explica a importância de modelos de testagem, que devem ser aplicados a qualquer projeto para avaliar resultados prévios. “Se todo mundo faz uma coisa da mesma forma, o resultado será o mesmo para todos. Se você testa antes e analisa o resultado, você trabalha com dados e não com achismo, mitigando o gasto de tempo, energia e dinheiro com iniciativas que não funcionam”.

Para o consultor, empresas e seus administradores ainda trabalham mal com dados, especialmente no ambiente online, onde é mais fácil extrair métricas e mensurar resultados. Mas, faltam profissionais que entendam essa questão.

“Um profissional que esteja conectado com a estratégia do negócio, mas que tenha também a habilidade técnica de operar testes e experimentações, é um profissional extremamente valioso hoje em dia. Numa startup, geralmente um dos fundadores se torna essa pessoa. Numa grande companhia, há a alternativa de se treinar uma equipe, porque dificilmente você vai encontrar alguém preparado no mercado; e se encontrar, será um profissional caro”, conclui.

O curso de growth hacking, ministrado por Raphael Lassance na Crehana está disponível para profissionais com conhecimento básico em marketing e na modalidade Crehana para Empresas, para treinamento de equipes. Os valores são acessíveis (até R$99,99) e a metodologia de aulas – curtas e em formato de entretenimento – são responsáveis por taxas de conclusão acima da média de mercado na Crehana. As aulas combinam teoria e prática e mais de 70% dos alunos dizem estar aptos a tocar projetos sozinhos após a conclusão.

fonte: https://administradores.com.br/artigos/conhe%C3%A7a-o-growth-hacking-t%C3%A9cnica-que-ajuda-a-acelerar-neg%C3%B3cios-na-crise

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem