Shadow

Como organizar as finanças para iniciar 2021 no azul

Entenda como pequenas ações fazem a diferença no seu planejamento financeiro

Chegamos ao final do ano, e com ele as festividades típicas de Natal e Ano Novo. Apesar deste ano ter sido turbulento, ainda há aqueles que se arriscam em comprar presentes para a família inteira sem se quer haver um planejamento para estes gastos.

As compras sempre que bem planejadas, são sempre bem vindas e alegram a família toda. O ponto de atenção nestes casos é para as compras não planejadas ou aquelas compradas por impulso. Saber e entender o seu estado financeiro atual fará toda a diferença para que você possa começar 2021 no azul. Para isso, é necessário compreender alguns pontos:

• Gastos estão sendo compatíveis com a sua renda familiar

• Analisar as receitas e despesas mensais

• Compreender os pontos de atenção no orçamento familiar

Como todo e qualquer planejamento financeiro, é muito importante mapear todos os principais pontos: são eles as receitas e as despesas. A partir desta análise, começa-se a compreender a real situação do seu orçamento, se ele está positivo, ou seja, as receitas estão maiores do que as despesas. Ou se ele está negativo, quando as despesas são maiores que as receitas.

Para ambos os casos, cabe reflexão: o que pode ser melhorado. Se tenho um orçamento positivo, analisar e avaliar quais itens podem ser revistos ou até mesmo excluídos do orçamento. Quando digo isso, é tirar o que está sobrando para que haja fôlego financeiro para coisas mais importante para você e sua família, como uma viagem ou um novo investimento por exemplo.

Já quando o orçamento está negativo, acende-se um sinal de alerta. Para estes casos, é importante colocar na ponta do lápis, todas as receitas e despesas, identificando quais itens devem ser retirados ou substituídos por menor valor.

Neste estágio, algumas ações imediatas já surtem efeito, mas é preciso ter atenção constantemente. Lembre-se, todo e qualquer corte, por menor que seja, já fará uma grande diferença.

O ponto chave em um planejamento financeiro é ter a visão do todo, ter todos os itens mapeados para te auxiliar na organização financeira. O planejamento financeiro deve acontecer todos os meses e não somente na virada do ano com aquela famosa frase: ano novo, vida nova.

fonte: https://administradores.com.br/artigos/como-organizar-as-finan%C3%A7as-para-iniciar-2021-no-azul

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem