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Como aumentar a sua energia e disposição?

O seu cérebro ocupa 2% de espaço no seu corpo, mas consome 75% da sua energia. Você precisa nutri-lo e exercita-lo adequadamente para aumentar a sua disposição.

A maneira que você cuida do seu corpo e, principalmente, do seu cérebro, influencia significativamente na sua energia e disposição. Ele é a “máquina” mais importante do nosso corpo. Ocupa apenas 2% de espaço físico, mas consome, aproximadamente, 75% da nossa energia. Ele precisa ser nutrido de uma boa “gasolina” para ajudar nas nossas decisões e pensamentos, otimizando o uso do nosso tempo. Confira as dicas para aumentar o seu nível de energia:

1. Você precisa dormir. O sono reparador faz o cérebro relaxar e se recuperar. Facilitará as melhores ideias, decisões, fortalecerá a memória e o aprendizado. Se a pessoa não dorme bem, ela não consegue ser produtiva. Ela pode até adquirir doenças crônicas como hipertensão e depressão. Algumas pessoas ficam satisfeitas com seis horas de sono, outras precisam de oito horas. Quem precisa acordar cedo, deve dormir cedo, então, desligue todos os equipamentos eletrônicos uma hora antes de dormir. Um banho quente antes do sono pode ajudar você a relaxar e desapegar do celular e do computador. Escrever num diário também ajudará a lidar com a ansiedade e ordenar os pensamentos para dormir melhor.

2. Coma alimentos saudáveis. Coma mais ovos, cereais e vegetais e menos pães e biscoitos. A alimentação do brasileiro é rica e carboidratos, por isso acompanha os EUA no crescimento exponencial da obesidade: come pão de manhã, biscoito a tarde e sanduíche a noite. Ovos pela manhã oferecem as proteínas que precisamos, nozes e amêndoas estimulam as neurotransmissões e os hormônios durante a tarde, o abacate oferece as gorduras boas a noite. Claro que a orientação de um Nutricionista é mais indicada para personalizar uma alimentação de acordo o com seu organismo. Comer regularmente e sem exageros ajuda, também, a manter o nível de glicose no cérebro para tomar decisões assertivas. Coma até duas horas antes de dormir para você conseguir digerir bem e não atrapalhar o sono reparador. Evite alimentos que contém cafeína a noite, podem prejudicar o seu descanso e a recuperação.

3. Evite tomar decisões cansado. A maioria das pessoas está muito cansada às 21h ou 22h. O cansaço mental ajuda a tomar decisões erradas, ansiosas ou precipitadas. Agende o dia e período certo para tomar decisões importantes como: o MBA que você vai cursar ou o novo ponto de venda dos seus produtos. Algumas decisões precisam ser consensuais com os seus sócios ou a esposa, mais um motivo para agendar a conversa no horário apropriado, facilitando o processo decisório.

4. Planeje de maneira antecipada. Ressalto a importância do planejamento semanal para você se antecipar. Se não conseguir, planeje, pelo menos, os três próximos dias. Você avaliará a produtividade diária, além de se preparar para o dia posterior. Assim, você poderá se preparar para o transporte mais adequado, a logística e os materiais necessários, sendo mais pontual e menos ansioso durante os compromissos e tarefas. Você focará a sua energia naquilo que é realmente necessário, diminuindo o estresse e o desgaste.

5. Pratique exercícios físicos. Muitas pessoas ficam até tarde jogando, na internet e no celular porque não praticam atividade física. Gastam a energia de maneira completamente improdutiva. Esportes são muito divertidos, além de saudáveis. Melhoram a saúde física e emocional. Experimente para descobrir o que você se identifica mais: pode ser individual ou coletivo, desde o voleibol até uma corrida. O corpo humano tem uma capacidade óssea e muscular feita para se movimentar, portanto, mexa-se. Mas cuidado, o seu sono pode ser prejudicado se você praticar exercícios altas horas da noite, então, organize-se melhor. Exercitar pela manhã é a opção mais saudável, mas se for completamente inviável, exercite a noite. Claro que é melhor exercitar a noite do que ser sedentário. Algumas pessoas rendem praticando três vezes por semana, outras precisam de cinco vezes. Um Educador Físico pode lhe orientar melhor.

6. Cultive atividades artísticas. Você vai acelerar a sua capacidade cognitiva, a reflexão, o bem-estar, a alegria e o equilíbrio. O nosso país é rico em diversas culturas e práticas artísticas: a escultura, culinária, música, teatro, a dança e muitas outras. Os benefícios vão além do corpo e do cérebro (que também são beneficiados): estão na própria alma. O termo deriva do latim animu e significa “o que anima”. O que anima a sua vida? Que tal se animar através de obras belas, harmoniosas e que elevam a sua vida? Melhor ainda, que tal construí-las? Você pode transmitir a sua mensagem, o que você sente e elevar a vida de outras pessoas. Para isso, deve superar a preguiça, praticar, ter constância, ritmo e paciência para aprender e cultivar a arte na sua vida.

Algumas pessoas têm uma inteligência corporal mais desenvolvida e apropriada para os esportes, outras têm mais aptidões artísticas. O que não desenvolve o ser humano é a inércia. Energia e disposição surgem com movimento e ritmo, quanto mais consciente, melhor. Experimente para descobrir. Quanto mais cedo, melhor, mas nunca é tarde para se permitir.

fonte: https://administradores.com.br/artigos/como-aumentar-a-sua-energia-e-disposi%C3%A7%C3%A3o

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