Shadow

Como agendar atendimento no INSS agora que as agências reabriram?

Veja passo a passo informado pelo governo e critérios de segurança

Cerca de 50% das agências do INSS voltaram a funcionar nesta segunda-feira (14), depois de mais de cinco meses com serviços presenciais suspensos, devido às medidas de prevenção contra a covid-19. O primeiro dia após a reabertura, no entanto, gerou filas, frustração e muitas dúvidas. Primeiro, porque nem todas as agências voltaram a funcionar. Segundo, porque os médicos responsáveis pelas perícias não retornaram, por recomendação ANPM (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais), alegando falta de segurança. Com isso, todas as perícias previstas para esta semana foram suspensas.

Com o objetivo de orientar você sobre como funcionará esse retorno presencial, preparamos um guia rápido com as principais informações. Confira abaixo:

Como funcionará o retorno?

Para ser atendido presencialmente, o cidadão segurado deve, antes de tudo, fazer um agendamento prévio. Veja o passo a passo:

1 – Acesse a seção “Portal Covid” no site do INSS e depois clique na aba “Mapa de agências abertas” para localizar a agência aberta mais próxima de você;

2 – Escolhida a agência, faça o seu agendamento pelo site Meu INSS, aplicativo (celulares Android ou iPhone) ou pelo telefone 135.

3 – Na data agendada, vá até a agência com o comprovante de agendamento e documento de identificação.

Se o serviço que você procura não estiver disponível para agendamento, verifique através do Meu INSS ou central 135 se é possível solicitar atendimento remoto.

Medidas de segurança

Com o objetivo de garantir a segurança de segurados e profissionais nas agências, o INSS divulgou uma lista de medidas a serem seguidas no atendimento presencial. Confira abaixo:


1 – Somente os segurados com hora marcada previamente poderão entrar nas agências; sem agendamento, a entrada será barrada;

2 – Mantenha distanciamento seguro entre as pessoas, perceba a demarcação no solo e nas cadeiras;

3 – O uso de máscara é obrigatório;

4 – Bebedouros estarão inoperantes e os segurados e profissionais devem levar sua água de casa, preferencialmente, em garrafa transparente;

5 – Todos os visitantes à agência precisarão, obrigatoriamente, passar pela aferição da temperatura corporal, que será realizada por um agente de segurança na entrada;

6 – Higienize suas mãos com álcool em gel 70%; todas as agência disponibilizarão o produto;

7 – Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.

8 – Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

9 – Higienize com frequência e não compartilhe objetos de uso pessoal.

10 – Por fim, o INSS solicita que levem acompanhantes apenas os segurados que realmente precisarem.

Perícias suspensas

Se você tem uma perícia agendada para a semana de 14 a 18 de setembro, entre em contato com o INSS por um dos canais de atendimento listados acima para fazer o reagendamento, pois elas foram suspensas, devido ao não retorno dos médicos-peritos.

fonte: https://administradores.com.br/noticias/como-agendar-atendimento-no-inss-agora-que-as-agencias-serao-reabertas

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem