Shadow

Cinco programas grátis para editar vídeo no computador

Lista traz ferramentas avançadas para editar vídeos no Windows, macOS e Linux de forma gratuita

Editar vídeos no computador de graça e de forma profissional é possível. Embora os programas mais conhecidos do segmento sejam pagos, como o Adobe Premiere Pro e o Final Cut Pro, há várias opções que oferecem recursos avançados e podem ser usadas gratuitamente em computadores com Windows, macOS e Linux. Essas ferramentas podem ser úteis para empresas que estão passando pela transformação digital e não têm como investir em programas mais completos para a produção de seus conteúdos.

A seguir, o TechTudo apresenta cinco editores de vídeo grátis com funções profissionais. É possível utilizar recursos como renderização, filtros de imagem e som, mixagem, tela verde chroma key e até criação de moldes para animação 3D. Conheça as opções e decida qual é a melhor para seus filmes.

Conheça 5 editores de vídeo profissionais para usar no PC de graça — Foto: Reprodução/Pond5

Conheça 5 editores de vídeo profissionais para usar no PC de graça — Foto: Reprodução/Pond5

1. Lightworks

O Lightworks é um dos melhores programas gratuitos para editar vídeos profissionalmente. Com versões para Windows, Mac e Linux, o software possui uma gama enorme de ferramentas avançadas. Alguns exemplos são a possibilidade de renderizar imagens em segundo plano e de ver uma prévia dos efeitos de vídeo em tempo real.

Lightworks tem muitos recursos avançados, mas com interface difícil  — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Lightworks tem muitos recursos avançados, mas com interface difícil — Foto: Reprodução/Raquel Freire

O ponto negativo dessa complexidade é que o programa é pouco intuitivo. Por isso, o Lightworks é recomendado para quem já possui experiência com editores de vídeo e está procurando ampliar as possibilidades de edição. Outra desvantagem é que o plano gratuito só permite exportar em MPEG, sendo necessário assinar um plano pago para exportar em outros formatos.

2. Filmora9

O Filmora9, como atualmente é chamado o Filmora Video Editor, está disponível para Windows e Mac. O editor da Wondershare se destaca por combinar ferramentas avançadas em uma interface simples de usar. Assim, o programa é uma boa opção para quem está começando a experimentar a edição de vídeos de forma mais profissional.

Filmora9, antigo Filmora Video Editor, combina interface simples e ferramentas profissionais  — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Filmora9, antigo Filmora Video Editor, combina interface simples e ferramentas profissionais — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Para ajudar os usuários, o software traz um guia de início rápido com dicas de como usar as principais ferramentas. Há uma grande quantidade de efeitos, filtros e opções de montagens. Os usuários podem trabalhar com faixas de vídeo e áudio de forma independente e contam com integração com o YouTube e Vimeo.

Todos os recursos estão disponíveis na versão gratuita. O único problema é que o software exporta o vídeo com uma marca d’água, que só pode ser removida comprando o Filmora. Essa pode ser uma desvantagem para quem pretende usar as criações de forma comercial, mas tende a não incomodar a quem só quer fazer montagens para fins pessoais.

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

3. Hitfilm Express

O Hitfilm Express é outro programa com vários recursos para criar filmes com qualidade profissional. O software permite criar máscaras de vídeo customizadas, inserir tela verde para chroma key e até fazer animações 3D.

Para uma ferramenta do tipo, o editor é bem fácil de usar, mesmo com interface em inglês. A versão mais recente (14) manteve a organização simplificada, ganhando apenas correções de bugs e algumas melhorias. Por exemplo, agora o recurso de exportar envia todo o projeto, e não somente o que estava na área de entrada e saída.

Hitfilm Express tem ferramentas poderosas para editar vídeo no macOS e Windows — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Hitfilm Express tem ferramentas poderosas para editar vídeo no macOS e Windows — Foto: Reprodução/Raquel Freire

O principal ponto positivo do Hitfilm é que ele é, de fato, totalmente grátis. Ou seja, nada de marcas d’água ou redução de funcionalidades para usar sem gastar um centavo. Como contrapartida, os desenvolvedores criaram um sistema em que os usuários precisam se cadastrar para instalar o editor, e daí vem um ponto negativo. Baixar o Hitfilm Express é um tanto complicado, a ponto de exigir um tutorial detalhado.

Além disso, o software gratuito usa muito recurso do sistema, seja ele Windows ou macOS, o que se traduz em bastante lentidão e travamentos nas máquinas menos potentes. É preciso um PC poderoso para rodar o Hitfilm com fluidez.

4. Shotcut

Shotcut é um editor de código aberto com variantes para Windows, macOS e Linux. Sua interface é amigável e está totalmente em português, o que faz dele uma ótima opção para editores iniciantes. Como um programa nascido no ambiente Linux, porém, ele tem particularidades que podem soar estranhas aos usuários de Mac e Windows. Um exemplo é a necessidade de adicionar complementos manualmente para configurar a tela de exibição.

Shotcut é um editor de vídeo de código aberto para Windows, mac e Linux — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Shotcut é um editor de vídeo de código aberto para Windows, mac e Linux — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Por outro lado, a grande capacidade de customização é uma característica que se estende por todo o software e o torna atrativo. O Shotcut permite que o usuário personalize filtros de áudio e vídeo, por exemplo, criando um efeito único para os clips.

Outra vantagem é que ele suporta todos os formatos de vídeo e imagem mais populares, assim como resolução 4K. O software ainda permite misturar diferentes resoluções e taxas de quadro em um mesmo projeto, entre outros recursos bastante úteis.

5. Blender

Blender é um programa voltado para criação 3D, mas conta com um editor de vídeos integrado que é eficiente e simples de usar. O editor reúne ferramentas básicas, como corte e montagem, e recursos avançados, tais como máscaras e visualização da prévia em tempo real.

Blender é voltado para criação 3D e tem editor de vídeo integrado — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Blender é voltado para criação 3D e tem editor de vídeo integrado — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Por ser voltado para 3D, o software ocupa bastante espaço no computador, embora não apresente travamentos na ferramenta edição de vídeo. O programa de código aberto está disponível de forma totalmente gratuita para Windows, macOS e Linux.

Fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/07/cinco-programas-gratis-para-editar-video-no-computador.ghtml

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem