Shadow

Brasileiros destinam média de 17% da renda a financiamento de imóveis, diz pesquisa

Faixa etária de até 35 anos lidera ranking de comprometimento

Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian revela que os brasileiros comprometem uma média de 17% de sua renda com financiamento imobiliário. Segundo o estudo, que se utilizou dos dados do Cadastro Positivo, os brasileiros de até 35 anos lideram o ranking entre as faixas etárias, com um comprometimento de renda de 20,1% para o investimento, seguido daqueles acima de 60 anos (16,6%) e os de 36 a 50 anos (16,2%). Os cidadãos que menos destinam rendimentos à modalidade estão entre os 51 e 60 anos, com 15,9%.

Apesar de ocupar o topo da lista, os jovens de até 35 anos apresentam o menor nível de pontualidade de pagamento registrado pelo levantamento (85,9%), cuja média geral é de 86,5%. Ainda assim, trata-se de um índice acima da média dos pagamentos em dia de cartão de crédito e empréstimos pessoais, como destaca o economista Luiz Rabi, da Serasa Explain.

“Observamos um comprometimento maior da renda dos jovens porque eles ainda estão entrando ou se consolidando no mercado de trabalho, o que faz com que seus salários normalmente sejam inferiores às demais faixas etárias. Porém, a pontualidade acima de modalidades mais comuns, como cartão de crédito, e a baixa inadimplência do setor imobiliário na análise geral demonstram que a compra de um imóvel é algo muito bem planejado pelo brasileiro. Com o passar dos anos, a renda aumenta, as parcelas se mantêm ou diminuem e aí o comprometimento também cai”, avalia Rabi.

O estudo informa ainda que a penetração dos financiamentos imobiliários têm crescido no país, atingindo 7,6% em setembro deste ano, sendo os brasileiros de 36 a 50 anos aqueles responsáveis pelo maior volume de investimentos, com um parcelamento de 12%, seguidos pela faixa etária de até 35 anos (7,6%).

A região Centro-Oeste concentra a maior penetração dos financiamentos imobiliários (11,5%), à frente do Sul (10,9%), Sudeste (7,7%), Nordeste (6,6%) e Norte (4,5%). O Sul, por sua vez, registra a maior pontualidade de pagamento (87,8%).

fonte: https://administradores.com.br/noticias/brasileiros-destinam-m%C3%A9dia-de-17-da-renda-a-financiamento-de-im%C3%B3veis-diz-pesquisa

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem