Shadow

Argentina prorroga fechamento de fronteiras para estrangeiros

O país vizinho quer impedir que novas variantes do vírus se alastrem. Espanha, Alemanha, França, Turquia, Colômbia e Peru proíbem voos com origem no Brasil

A Argentina prorrogou o fechamento das fronteiras para estrangeiros não residentes no país até 28 de fevereiro. A medida, que entrou em vigor no último sábado (30) através do Decreto 67/2021, abrange portos, aeroportos, fronteiras internacionais e qualquer outro ponto de acesso ao país. A decisão foi anunciada pelo chefe da Casa Civil, Santiago Cafiero, e tem como objetivo conter o avanço da Covid-19.

A Administração Nacional de Aviação (ANAC) manterá a suspensão dos voos que tenham como origem ou destino o Reino Unido ou Irlanda do Norte. Os voos para o Brasil serão mantidos, mas com uma redução de 50% na frequência. Já os voos para Estados Unidos, México e Europa foram reduzidos para 30%. 

A Direção Nacional de Migração permitirá a entrada de cidadãos residentes ou de estrangeiros que tenham parentes argentinos. A entidade, junto com o Ministério da Saúde, coordena ações para delimitar horários de voos e a quantidade de passageiros que poderão entrar diariamente.  A Argentina vem registrando alta nos números de casos e de mortes por Covid-19. O país contabiliza mais de 1,9 milhão de contaminados e 47,9 mil mortes provocadas pelo vírus. Especialistas apontam que a nova variante britânica pode ser 30% mais letal e a Argentina detectou o primeiro caso em um homem que reside no Reino Unido e chegou em Buenos Aires no final de dezembro.  

O mundo se fecha para o Brasil

Boa parte do mundo está tomando medidas para impedir que as variantes do coronavírus se alastrem e o Brasil é um dos países em que uma nova cepa, tudo indica mais contagiosa, foi identificada. Por enquanto, não há evidências de que essas variantes diminuam eficácia das vacinas em produção. Fato é que o fechamento de fronteiras vem sendo mais intenso nas últimas semanas. Na sexta-feira, 29 de janeiro, a França proibiu chegadas e partidas de fora da União Europeia. No sábado (30), foi a vez da Alemanha anunciar o veto de pessoas vindas do Brasil, Reino Unido, Irlanda, Portugal, África do Sul, Lesoto e Suazilândia. Outros países que já anunciaram a proibição de voos vindos do Brasil, ou de pessoas que passaram por aqui nos últimos 14 dias, são: Colômbia, Estados Unidos, Itália, Marrocos, Peru, Portugal, Reino Unido e Turquia. Na quarta-feira (3), a Espanha somou-se à lista.

fonte: https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/argentina-prorroga-fechamento-de-fronteiras-para-estrangeiros/

Open chat
Clique na seta para digitar a sua mensagem