Segundo governo, resultados saem em duas horas após aplicação. Meta é fazer 200 mil exames por mês.
O governo da Argentina apresentou nesta sexta-feira (15) um teste rápido para a detecção do novo coronavírus (Sars-CoV-2) desenvolvido nacionalmente e que permite um resultado em duas horas.
Os primeiros testes serão produzidos durante os próximos 10 dias, e é projetada uma produção que permitirá 200 mil testes mensais. Não está claro qual o percentual de acerto desse tipo de exame.
É um teste do tipo molecular rápido, sensível, de baixo custo e fácil de operar, conforme anunciado.
O chamado “Neokit-Covid-19” permite obter resultados em menos de 2 horas com sensibilidade semelhante às técnicas atuais que requerem cerca de 12 horas em laboratório. O desenvolvimento foi concluído em um mês e meio de pesquisa, e o custo de produção de cada kit foi estimado em US$ 8.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/P/0/ZHz5e0QTilGIcjhOve8Q/000-1ro1g3.jpg)
O exame foi desenvolvido por cientistas da Conicet, a agência estadual de ciência e técnica, em colaboração com um laboratório argentino. Segundo a Casa Rosada, a ideia é primeiro utilizar os testes dentro da Argentina. Somente depois haveria exportação.
“Isso vale ouro porque nos dá o direito de agir por nós, nós o produzimos e é para o nosso povo”, disse o presidente Alberto Fernández ao apresentar o teste junto aos ministros da Ciência e Tecnologia, Roberto Salvarezza, e Saúde, Ginés González Garcia.

–:–/–:–
Estúdio de animação divulga imagem 3-D mais precisa já criada do novo coronavírus
“Isso foi feito por pesquisadores argentinos e produzido por um laboratório argentino. Isso é muito importante para o desenvolvimento de um país, porque mostra que não dependemos de outros, que podemos fazê-lo. Isso é soberania, e é isso que todos devem entender”, declarou Fernández durante o anúncio na residência de Olivos.
“Este teste é facilmente aplicável e há uma redução significativa no custo operacional”, acrescentou.
É a segunda vez que o governo argentino informa algum avanço no combate contra a pandemia de Covid-19. A anterior foi um teste para medir os anticorpos contra o coronavírus.
- REINO UNIDO: Governo libera teste considerado 100% eficaz
A Argentina registrava até esta sexta-feira 356 mortes em um total de 7.479 infectados, segundo a universidade Johns Hopkins. O país adotou uma quarentena severa em abril, mas algumas cidades já começaram nesta semana a relaxar as medidas de isolamento. Veja no VÍDEO abaixo.

–:–/–:–
Lockdown em Buenos Aires continua, mas outras cidades da Argentina relaxam