O início de junho mostra que o meio do ano já chegou! Tradicionalmente nessa época, as Festas Juninas tomam conta de várias escolas e ruas por todo o Brasil. O fato é que, com as restrições de isolamento social impostas em função da covid-19, neste ano teremos de limitar as nossas participações às versões virtuais da festa. Independentemente dessa nova realidade, dá para manter o costume de comer quitutes como maçã do amor, curau, quentão e vinho quente.
Mas, para além do cardápio de São João, é precio pensar nas refeições do dia a dia. Por isso, reunimos dez ingredientes que apresentam boa oferta no mês e dicas de receitas deliciosas. Os alimentos são da safra de junho, conforme indica uma tabela da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Confira:
1. Atemoia

Com polpa doce e branquinha, a fruta é originária dos Estados Unidos: foi criada em 1908 no Departamento de Agricultura em Miami, onde especialistas cruzaram a fruta-do-conde (Annona squamosa) com a cherimoia (Annona cherimola). Ela é ótima para sucos, bolos, compotas e para ser consumida em in natura. Outra opção é colocá-la em saladas, como na receita de tabule de atemoia.
2. Cupuaçu

Rico em vitamina C e fibras, o ingrediente é típico da região Norte e tem ficado cada vez mais popular em todo o país. Sua polpa cremosa e saborosa é ideal para sucos e pratos doces. Para servir de sobremesa, por exemplo, a sugestão é uma torta de cupuaçu.
3. Espinafre

A hortaliça contém cálcio, potássio, fibras, e fósforo. Seu consumo ajuda a evitar prisão de ventre, doenças cardiovasculares e problemas oftalmológicos. Fica delicioso cozido, refogado, em saladas, vitaminas e sanduíches. Para um lanche da tarde, aposte no bolo salgado de queijo com espinafre.
4. Gengibre

Com aroma e sabor bem marcantes, o alimento é ideal para incrementar receitas doces, salgadas, sucos e chás. O ingrediente acelera o metabolismo, auxilia na perda de peso e previne câncer. Na cozinha, uma opção é fazer o atum selado com purê e aioli de gengibre.
5. Kiwi nacional

A fruta é originária da China e tem se espalhado pelo mundo. No momento da compra, opte pelas variedades mais firmes, que vão amadurecer em casa. Use o kiwi para sucos, doces, saladas ou para saborizar pratos salgados, como o peixe grelhado com água de kiwi. LEIA MAIS
Calendário da casa: o que fazer em junho para manter o lar organizado o ano todo
6. Mangostão

O mangostim ou mangostão, como também é chamado, é considerado uma fruta exótica. No Brasil, seu consumo ainda tem sido discreto. O alimento é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de possuir fibras, fósforo e cálcio. Pode ser usado para doces ou consumido in natura.
7. Mexerica

Bergamota, mimosa e tangerina são alguns dos nomes dessa fruta cítrica, muito popular em todas as regiões do país. Geleias, doces, sucos, drinques ou in natura: ela fica deliciosa de várias maneiras! Para um happy hour, uma capirinha de caju com mexerica cai muito bem.
8. Mexilhão

Gosta de frutos do mar? O marisco fica uma delícia em receitas de massas, moquecas, frito, ensopados e caldos. Se quiser preparar um almoço requintado, aposte no talharim negro com mexilhão ao perfume de gengibre.
9. Milho-verde

Rico em fibras e antioxidantes, o vegetal regula o funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade. A espiga preserva mais os nutrientes, em comparação com o milho enlatado. Na cozinha, use-o para doces, salgados e até suco. Quem tem doença celíaca, por exemplo, pode utilizá-lo para fazer um macarrão sem glúten.
10. Pinhão

A semente da árvore araucária sempre marca presença nas Festas Juninas. Para consumi-lo, é preciso retirar a casca. Ele pode ser comido cru, assado ou cozido. Também serve para receitas de farofas, massas e tortas. Quer um aperitivo diferente? Prepare o bolinho de pinhão.